terça-feira, 3 de novembro de 2009

O Pirata Sangrento (The Crimson Pirate-1952)



 

Que Orlando Bloom que nada! Bom mesmo é o Burt Lancaster interpretando o Capitão Vallo, o Pirata Escarlate no filme, bom, “O Pirata Sangrento” (esses títulos nacionais às vezes pecam no sensacionalismo...), do diretor Richard Siodmak. Nessa produção é de 1952, época em que efeito especial ainda eram os atores, o Capitão do título é um pirata que vivem de passar a perna na marinha britânica, pilhar e fazer negócios sujos com a carga que rouba. Até que um dia, ao tentar vender armas do exército britânico para um grupo de revolucionários da Ilha de Cobra, comandados por El Libre, planejando consecutivamente levar o líder rebelde para o Barão Gruda (Leslie Bradley), em troca de 50 mil florins. Mas logo se verá numa crise de consciência e em maus lençóis, inclusive com sua própria tripulação, depois de se apaixonar por Consuelo (Eva Bartok), filha de El Libre.

Com direito a muitas cenas de ação com Lancaster e Nick Cravat, que faz o papel de seu primeiro imediato, o mudo Ojo, dando piruetas e fazendo os oficiais da marinha de gato e sapato, boas doses de comédia e muitos personagens carismáticos, “O Pirata Sangrento” tem aquele velho sabor de filmes de aventura, do tipo que leva o expectador voltar a ser criança novamente. Aliás, o citado Cravat era parceiro de Lancaster da época em que eram trapezistas de circo. Não à toa a química e a performance de cena entre os velhos companheiros é tão forte. Os atores parecem ter dispensado dublês em todas as cenas, o que torna o espetáculo ainda mais contagiante. Pena não ter podido conferir esta pérola nos cinemas, o filme perfeito pruma matinê.

Post dedicado ao companheiro Caio, do blog God vs Godard.

Vejam uma cena de Lancaster e Cravat aprontando com os Oficinais da Marinha (em francês):


7 comentários:

Caio disse...

Haha. Gosto do Burt Lacaster em "Apache", e olhe lá.

Caio disse...

Deve ser porque ele não fala muita coisa no filme do Aldrich. haha

Luiz Alexandre disse...

Caio, se você só gosta do Lancaster no "Apache, e olhe lá", preciso ver então, pois deve ser o papel de sua vida! hehe

Aliás, por favor, como você consegue não gostar do Lancaster? Isso pra mim é mais estranho que gostar de Scat!

osvaldo neto disse...

Também não entendi essa do Caio hauhaua

Ronald Perrone disse...

Só pelo que fez em O Leopardo, o Lancaster já merece o respeito de todos! hehe

Caio disse...

Difícil dizer, ele meio que tenta sempre "roubar o filme" para o personagem dele. Essa coisa de muita gente considerar ele "canastrão". Em "Apache" ele faz papel de índio, então as falas não são muitas, hehe (ps.: pelo que me lembro).

Luiz Alexandre disse...

Bom, o "Star System" sempre dominou hollywood, ele não era diferente de nenhum ator/produtor. Mas era de um carisma e uma presença inegáveis! Você quase gosta do cara de graça!