segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Fuga Mortal (Joshua Tree aka Army of One-1993)




Essa é para tentar esquecer as más novas da postagem anterior. Wellman Anthony Santee (Lundgren) é um ex-corredor que trabalha transportando carros de luxo roubados. Um dia, quando estava na estrada acompanhado de seu amigo, fazendo mais um “trabalhinho”, é parado por um patrulheiro.Contudo, alguém lhe preparou uma cilada e mata o policial, seu amigo e ainda o presenteia com um balaço no meio dos peitos. Depois de uma temporada no hospital é sentenciado a prisão de segurança máxima pelo homicídio que não cometeu. No meio do caminho os guardas que o transportavam tentam executá-lo. Mas ele consegue fugir, seqüestra uma mulher, sem saber que ela também é tira, rouba seu lindo carro e, durante o resto do filme irá buscar vingança contra o Tenente Severance (George Segal), o responsável pela cilada.

A história é uma bobagem, com erros de lógica grosseiros e com cenas dispensáveis. Mas ver o Dolph Lundgren dirigindo uma Ferrari em alta-velocidade, mandando bala em uma quadrilha de bandidos chineses, numa cena óbvia e declaradamente copiada dos filmes de John Woo, e o George Segal como um dos vilões mais cornos e cínicos do cinema vale a pena. Principalmente se compararmos com “filmes de carros” feitos hoje em dia, como a franquia “Velozes e Furiosos”.  O  personagem de Lundgren além de vencer o Vin Diesel na corrida, ainda baixaria o cacete nele e no Paul Walker e roubaria as mulheres dos dois. Tudo isso com um ferimento de bala que ele carrega o filme inteiro!

Pena que Vic Armstrong não dirigiu mais vezes. Aparentemente a oportunidade surgiu após ter dirigido o filme “Duplo Impacto”, de 91, com Jean Claude Van Damme, depois de Sheldon Lettich ter saído após duas semanas de filmagem. Como ele permitiu que Lettich fosse creditado em seu lugar, Armstrong, que na época já era um coordenador de dublês e diretor de segunda unidade de filmes como “Guerreiros de Fogo”, “Viva e Deixe Morrer” e “Vingador do Futuro”, conseguiu apoio de produtores para realizar este que é um dos melhores filmes do sueco e, infelizmente, o único filme para cinema em sua brevíssima carreira como diretor. Ele poderia ter sido um dos melhores marreteiros do cinema de ação.

Não tenham dúvidas, o filme é direcionado ao público masculino. Onde mais você veria uma policial que se veste como uma puta de luxo dando um fora no namorado bonzinho, sendo seqüestrada pelo bad boy, tratada com uma considerável dose de desprezo pelo mesmo boa parte do filme e, ainda por cima, se apaixonando? É quase como se Nelson Rodrigues, sabedoria de boteco e Mark Lester se fundissem. O resultado não é caviar, mas resulta num mocotó caprichado. Se você é daqueles que considera filmes sem peitos, sangue e com menos de 30 mortes para maricas, não deixe de conferir.

 
Curiosidade: O título original do filme é “Joshua Tree”, o destino do protagonista no filme, mas foi alterado nos EUA para “Army Of One” para não confundirem com o álbum do U2. Embora o batismo de ambos fosse o mesmo, a “Árvore de Josué” presente no deserto de Mojave, definitivamente o “Mötorhead” talvez soe mais próximo ao espírito do filme.

 TRAILER DO FILME:

16 comentários:

Lento disse...

Esse filme deve ser mto maneiro!!!!!!!

Luiz Alexandre disse...

Pois o é, caro Lento!

herax disse...

Mais um pra baixar!!

osvaldo neto disse...

Filmaço! hehe

Tá no bolinho das revisões. :)

Ronald Perrone disse...

Hehe, assisti a pouco tempo! Clássico da adolescencia!

Luiz Alexandre disse...

É coisa de pedreiro, Herax, mas muito legal.

Se me permite a fraca piadinha, Vá e Reveja, Osvaldo. É pra homens como nós, definitivamente.

Essa foi pra lembrarmos os momentos que o Lundgren acerta, Ronald. Acho que é o momento ideal.

Pedro Pereira disse...

Este é um dos meus preferidos com o Dolph Lundgren. Grandes anos 90!
Tenho também um carinho especial pelo "Punisher", que acho superior ás mais recentes adaptações para cinema.

Luiz Alexandre disse...

Pedro, fazem anos que não vejo o "The Punisher" com ele. Há uns anos atrás eu meio que tinha parado de gostar, mas ando cada vez mais carinhoso com o cinema de ação dos anos 80 e parte dos anos 90, é bem possível que vire um dos meus favoritos, hehehe.

Ronald Perrone disse...

Punisher é massa e bem superior do que essas adaptações atuais!

Outro dele que eu adoro e estou louco pra ver é o Massacre no Bairro Japonês!

Just Daniel disse...

Pô, amava esse filme nos meus 12 anos. Aquela ruiva é uma coisa de louca. Preciso rever esse junto com o Grande Anjo Negro e Massacre no Bairro Japonês;

Just Daniel disse...

Kill Bill copiu uma cena de Punisher do Dolph! Juro por Deus!

Aliás, é a cena q pode trazer Kill Bill Volume 3 a vida, inclusive!

Pedro Pereira disse...

Entendo o teu ponto de vista Daniel. Existe ali pontos comuns, sem dúvida!

Esse de que o Perrone fala, também é dos meus favoritos. Em Portugal chamaram-lhe "Fúria no bairro japonês"! Muito bom!

Luiz Alexandre disse...

"Massacre no Bairro Japonês" parece mais um daqueles filmes B feitos pela PM, só que com cenas de luta um pouco piores. Mas pra quem curte marretagem é muito legal! Embora ligeiramente gay, um "traço autoral" estranho do diretor Mark Lester...

Acho que lembro sim da tal cena que o Tarantino teria pego do Punisher. Realmente, são cenas bem parecidas, será?

A propósito, Daniel, também preciso rever Anjo Negro, mas a ruiva do filme que resenhei, embora maravilhosa, comete um pecado: usa dublês de corpo, o que é uma sacanagem vindo de alguém que pousou pra Playboy...

Pedro, Fuga Mortal teve esse mesmo nome em Portugal?

Pedro Pereira disse...

Não, esse tanto quanto sei, saiu simplesmente como "Joshua Tree".

Já se falaram aqui de tantos filmes do sueco, que acho que devias fazer um "ciclo Lundgren"...

Luiz Alexandre disse...

Eu e o Ronald devíamos nos dividir e bolar um "top 5", nosso blogs trabalhando lado a lado nisso, hehehe. Mas fiquei curioso, mantiveram o título em inglês?

Pedro Pereira disse...

Sim, penso que sim. Pelo menos em VHS. No cinema não sei dizer.