domingo, 7 de fevereiro de 2010

Ninja Assassino (Ninja Assassin - 2009)

 
Amigos, essa postagem deveria ter sido feita dias antes, mas antes tarde que mais tarde ainda O ano de 2009 foi cercado de certa expectativa para todos os entusiastas dos filmes de ninja: os irmãos Wachowski com sua produção "Ninja Assassino" (Ninja Assassin) e Isaac Florentine com "Ninja" (Idem). Enquanto o primeiro contava com a direção de James McTiegue- seja isso bom ou ruim, não vi "V de Vingança"-, um popular astro pop coreano (o que é quase garantia de porcaria) e com as cenas de ação coordenadas pela equipe 87 Eleven, considerada uma das melhores do mercado, além de milhões de dólares, o que os permitiu realizar parte do filme em Berlim, o segundo contava com Scott Adkins no papel principal, coreografia feita por Akihiro Noguchi, responsável pela ação do filme "O Faixa-Preta", e tiveram de filmar na Bulgária fingindo estarem em Nova York. Resultado Final? Dinheiro não compra qualidade...

Enquanto o primeiro filme contou até com J. Michal Straczynski  como roteirista e com a produção da dupla que "revolucionou" o cinema de ação hollywoodiano, além de terem exposto o astro principal, de nome Rain, a uma severa rotina de atividades físicas que permitiram que o ator enganasse muito bem nas cenas de luta, com uma veracidade raramente atingida por atores sem formação marcial. Porém, o filme foi em boa parte estragado pela falta de habilidade de McTiegue, que com sua câmera tremida arruinou meses de muito trabalho. Cacete, pra quê o esforço em ter os melhores do mercado e filmar tudo como se tivesse que esconder limitações na gravação? Nem Sam Firstenberg faria isso! O filme no geral não é ruim, a história, mesmo clichê e com furos de lógica, tem um clima mais "quadrinho" do que várias adaptações pra cinema e é um passatempo com bastante ação, participação do honorável  Shô Kosugi como o mestre do mal, e um bocado de sangue, embora em um óbvio CG. Aliás, os efeitos visuais deixam muito a desejar, principalmente se levarmos em conta que os envolvidos no filme realizaram "Matrix".

Outro destaque, não sei se positivo ou negativo, é a falta de expressão do ator principal. Quando assisti ao American Ninja 4, episódio que reúne Michael Dudikoff e David Bradley, finalmente percebi que menos é mais quando se atua em um filme de ação. Quero dizer, se o ator prefere usar a mesma cara do começo ao fim do filme ele irá convencer mais do que se tentar expressar mais de uma expressão. Dudikoff provou que mesmo sendo incrivelmente pior que Bradley nas cenas de ação, ele parece mais durão. O mesmo podemos dizer de Rain: sua atuação no melhor estilo Jean Claude Van Damme combinado a uma voz mais empostada, mais grave, o tornam mais parecido com um guerreiro que Adkins em Ninja, embora o segundo varresse o chão com o primeiro. Claro que ser oriental faz qualquer um convencer mais como um ninja, mas não vou entrar nesses méritos.

No fim das contas, Isaac Florentine e Adkins são uma dupla muito mais poderosa que quaisquer "visionários" de Hollywood quando estes decidem fazer ação. "Ninja Assassino" é a prova de que a década passada desaprendeu a fazer filmes de luta. Divertido, mas poderia ter sido bem melhor.

Isaac Florentine e Scott Adkins: a resposta ocidental a Wilson Yip e Donnie Yen

Quem quiser conferir o making off do "Ninja Assassino", clique aqui. É mais interessante do que algumas partes do filme. Podem também conferir os textos do Ronald e Osvaldo sobre o filme do Adkins.

6 comentários:

herax disse...

Bom saber que Ninja Assassin é apenas mais um filme-video-clip, assim eu passo longe!!!

Ronald Perrone disse...

Já eu vou dar uma oportunidade... na verdade, tinha esperanças que fosse um bom filme, mas depois de ler isso aqui eu vou com o pé atrás.

herax disse...

eu não consigo ter paciência com mais uma enganação dos Wachovski

Luiz Alexandre disse...

De repente baixando na internet é melhor, estes filmes com edição epilética parecem funcionar melhor em telas menores, mas é meio frustrante na tela grande. Uma pena, porque tem coisas bem divertidas no filme. O filme é menos ruim do que decepcionante.

Ronald Perrone disse...

Eu ainda aguento os irmãos, Herax... hehe,aliás, eles só me decepcionaram mesmo com as continuações de MATRIX. SPEED RACER eu acho divertido e V DE VINGANÇA não é de todo ruim... vai que eu consigo me divertir com este aqui também... de qualquer maneira, vou arriscar.

Bruno C. disse...

"De repente baixando na internet é melhor, estes filmes com edição epilética parecem funcionar melhor em telas menores, mas é meio frustrante na tela grande."

Speed Racer que o diga!